método busquet
O que é?
O Método Busquet foi desenvolvido pelo fisioterapeuta e osteopata francês Léopold Busquet há mais de 30 anos. É definido como um método de avaliação e tratamento de disfunções e lesões, baseado nos circuitos anatômicos que controlam e organizam nossas funções corporais estáticas (postura) e dinâmicas (movimentos). Estes circuitos são chamados de Cadeias.
A grande proposta desse método é integrar toda a anatomia, da cabeça aos pés, valorizando a relação entre todos os sistemas: músculo-esquelético, visceral, craniano e neural.
Consiste numa combinação de técnicas de massagens, alongamentos e pressões controladas, aplicadas de forma sistemática com o objetivo de devolver as funções corporais normais. Pode ser aplicado em qualquer idade, desde bebês até idosos.
O objetivo é simples: remover o máximo de tensões estruturais, que são a base de disfunções, deformações e dores, trazendo harmonia, equilíbrio e bem estar ao paciente.
Aplicações do Método Busquet:
- Recém nascidos, para que eles se sintam bem em seus corpos após os desconfortos do parto
- Crianças apresentando deformações: pés, joelhos, cifoses, lordoses, escolioses, deformações torácicas e dores de crescimento
- Pacientes que sofrem de problemas viscerais funcionais (refluxos, constipação, cólicas menstruais)
- Esportistas, para tratamento, prevenção de lesões e melhora de performance
- Idosos e sedentários, com a finalidade de atenuar as disfunções físicas, orgânicas e os efeitos da artrose