OSTEOPATIA
O que é?
A Osteopatia foi criada pelo Dr. Andrew Taylor Still em 1874, fruto de uma vida de estudos sobre o corpo humano, seu funcionamento e seu comportamento diante das mais diversas doenças. Hipócrates foi uma grande influência para que Dr. Still criasse os princípios filosóficos da Osteopatia, que até hoje são alicerces fortes que norteiam seus praticantes. Estes princípios são: 1- A estrutura governa a função. 2- Lei da Artéria. 3- Auto Cura. 4- Unidade do Corpo
“A Osteopatia é um meio de diagnóstico, tratamento e cura que se utiliza de recursos manuais para interferir na estrutura e função do organismo e obter os resultados desejados. Está fundamen¬tada em sólidos conhecimentos de anatomia e fisiologia. Requer uma experiência prática e holística do osteopata, permitindo com que este lide com os tecidos e estruturas do organismo de uma forma extremamente hábil.”(Leon Chaitow)
Apesar de ainda estar em formação, já é possível que eu me utilize destes princípios para organizar minhas sessões de avaliação e tratamento. A Osteopatia traz clareza à minha prática clínica, fortalecendo a construção de um diagnóstico mais preciso, aumentando a sensibilidade manual na detecção de estruturas disfuncionais, e permitindo resultados mais concretos e permanentes ao final de cada sessão.
Objetivos da Osteopatia
- Construir um diagnóstico funcional baseado em testes específicos, palpação, ausculta e observação do corpo em movimento.
- Desenvolver um plano de tratamento que respeite as características de cada estrutura e seu devido papel naquela disfunção.
- Promover saúde aos tecidos melhorando o fluxo sanguíneo nas áreas afetadas.
- Remover obstáculos que impedem que o próprio corpo encontre a cura.
- Trazer alívio ao paciente seja qual for sua queixa.
- Informar e orientar.