O Método Busquet e o Refluxo Gastroesofágico
O Método das Cadeias Fisiológicas, ou Método Busquet, foi criado pelo fisioterapeuta Léopold Busquet (França), que desde 1975 percebeu a existência de cadeias musculares, viscerais e neuro-meníngeas que regem a estática, o equilíbrio e os movimentos do corpo humano. Suas deduções são evidenciadas e embasadas na anatomia e fisiologia humanas e respeitam a lógica e a coerência do corpo vivo. Léopold Busquet teve como referência para início de seu trabalho, fisioterapeutas de renome mundial como as Madames Mezieres, Piret e Bezier, além de se utilizar de princípios da medicina oriental e propostas da Osteopatia. Entretanto, quando estes métodos encontraram suas limitações, as Cadeias apareceram como a solução. Constatamos através da leitura anatômica e fisiológica, a existência de uma continuidade entre os tecidos, que vai da pele até o interior dos órgãos, conferindo assim uma grande importância às influências viscerais sobre o tensionamento das Cadeias e, consequentemente, sobre a postura e as compensações do paciente.
Segundo dados apresentados pela ANVISA em 2010, 2 em cada 10 pessoas apresentam a Doença do Refluxo Gastroesofágico no mundo ocidental. A DRGE é diagnosticada quando o paciente apresenta qualquer manifestação problemática ou perturbação causada por um evento de refluxo de material estomacal, e tem como principal queixa associada a queimação – ou pirose. Devido à grande quantidade de pessoas acometidas por esta doença e à sua persistência mesmo após o tratamento medicamentoso, vemos a necessidade de buscar uma lógica e propor um tratamento que respeite a integralidade das estruturas corporais e a globalidade do indivíduo.
É importante ressaltar que o trabalho da fisioterapia será sobre as disfunções relacionadas ao refluxo, e não sobre a doença em si. A doença deve ser tratada pela medicina. O que propomos é uma ação conjunta e interdisciplinar.
Sendo assim, após uma análise cuidadosa das estruturas musculares, neurais e viscerais envolvidas na DRGE, o Método Busquet apresenta uma proposta de tratamento não invasiva que visa permitir que os mecanismos que impedem o refluxo, possam atuar de forma natural e eficiente. Técnicas manuais de liberação do músculo diafragma, omento maior, esôfago e reto abdominal, são algumas de nossas ações para melhorar a mobilidade visceral, reduzir a pressão intra-abdominal e normalizar o trânsito de fluidos para todas as estruturas abdominais relacionadas a esta doença.
É assim que o Método Busquet trabalha: conhecer a fisiologia, para entender e depois tratar as disfunções.