O que são as Cadeias?
Cadeia é uma série ininterrupta de coisas semelhantes; significa continuidade, encadeamento, sucessão.
Nosso corpo funciona em cadeia, e elas não são apenas musculares. Existe continuidade em todos os planos: muscular, esquelético, articular, neural e visceral.
As cadeias organizam, regem, regulam e comandam todas as funções corporais.
O Método Busquet se utiliza das Cadeias para avaliar e tratar as disfunções, dores e compensações dos pacientes, respeitando a anatomia e fisiologia do corpo humano.
A anatomia tem uma lógica, ela respeita a função. Assim sendo, nós iremos encontrar um porquê para a localização de cada estrutura no nosso corpo.
Assim como na construção de uma aeronave, o corpo busca soluções para problemas ao invés de simplesmente construir uma estrutura.
Para construir um avião, por exemplo, teve que se pensar em uma estrutura que solucionasse problemas como a pressão, altitude, temperatura, velocidade, etc.
A anatomia do corpo é semelhante. Para cada problema o corpo surgiu com uma solução lógica e eficaz. Por exemplo, termos o coração apoiado sobre o diafragma ajudando a manter a dinâmica dos batimentos, ou o útero ser um órgão extraperitoneal permitindo seu aumento durante a gravidez, termos órgãos vitais protegidos por curvas cifóticas, ou nos bebês a laringe encontrar-se mais alta para permitir deglutição e respiração ao mesmo tempo durante a mamada.
Assim sendo, ao avaliarmos uma lesão pelo Método Busquet, tentamos da mesma forma entender sua lógica e tratá-la de forma global, através da continuidade das Cadeias Fisiológicas